Hambúrguer de Humus
  • Dani Faria Lima

Hambúrguer de Humus

Comer grão de bico pode ser mais interessante do que se pode imaginar. Confira essa receita deliciosa, proteica, perfeita para aqueles dias que você decidiu não comer proteínas animais.


Ingredientes

  • 2 xícaras de grão de bico cozidos

  • 2 colheres de sopa de Tahine

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 1 limão siciliano

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Refogue 1/2 cebola cortada em tiras na manteiga Ghee, até que elas amoleçam (reserve). Na mesma panela, refogue (separado da cebola) 1 xícara de cogumelos shiitake cortados em tiras, até que eles amoleçam. Tempere com temperos de sua preferência. Eu usei, sal, pimenta do reino e Zaatar.

  2. Misture no pure de grão de bico as cebolas e o shitake e se achar necessário acrescente farinha de amêndoas pra dar ponto de modelagem do hambúrguer. Eu usei duas colheres de sopa.

  3. Empane em amêndoas laminadas ou castanha de caju trituradas, sementes de girassol... o que vai deixar crocante

  4. Leve pro forno apenas pra dourar as amêndoas. Forno 180 graus uns 10 minutinhos.

Observação

O grão de bico sempre deixo de molho em água com limão ou vinagre por 24 horas no mínimo. Assim nosso organismo aproveita melhor dos nutrientes presente nele. Uma vez que as leguminosas apresentam antinutrientes que atrapalham a digestão e absorção dos benefícios. O processo demolho ajuda a liberar os antinutrientes.


Para a receita do Hambúrguer de humus é importante que o purê seja mais rústico, ou seja, não deixar cozinhar demais a ponto dele ficar mole demais e o purê ficar muito cremoso. Nesse caso vai ser necessário mais farinha de amêndoa pra dar ponto. Daí não é tão legal!

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